Pages

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Manteiga Ghee: Uma opção saudável e que pode ser feita em casa


Manteiga Ghee conhecida como clarificada, digamos que seja aquela que passa por uma limpeza que é retirada todas as impurezas, muito utilizada na cultura indiana, é a manteiga que vem ganhando destaque na lista dos alimentos saudáveis e fazendo parte do cardápio das pessoas adeptas a uma alimentação mais nutritiva apesár que continua sendo gordura com isso possui calorias porém menos prejudicial a saúde devido a retirada de suas toxinas, sal, proteína e lactose se tornando um óleo puro  podendo ser consumida também por pessoas com intolerância e o melhor que pode ser feita em casa então que tal trocar aquela manteiga que você compra no supermercado e transforma-la em uma manteiga mais pura e saudável.

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso (não usar de alumínio além de soltar residuos vai queimar sua manteiga) coloque a quantidade de manteiga que desejar, tem que ser uma manteiga sem sal de preferência de boa qualidade, colocar em fogo baixo e em banho maria esperar derreter, já totalmente liquida irá formar uma espuma branca logo após retirar essa espuma com uma espumadeira depois de retirada  deixar a manteiga ainda cozinhar até formar uma nova espuma branca mexendo um pouco para não queimar daí retira o restante dessa espuma e desliga o fogo, deixa esfriar até os sólidos ficarem no fundo da panela em seguida coar com uma peneira bem fina ou no paninho de algodão limpo ou até mesmo no filtro de papel aquele de café só que demora um pouco, ficará uma manteiga bem liquida de cor amarela bem clara translúcida, brilhante e os residuos ficará retidos na peneira com uma cor mais escura, um marron, depois armazenar em um vidro com tampa e que não seja transparente para não oxidar, deixar esfriar bem e está pronta sua manteiga ghee, pode ser levada a geladeira se preferir mais sólida e a durabilidade são 3 a 4 meses, pode ser usada em altas temperatura.

Agora é só utilizar nas preparações culinárias ou passar no pãozinho, torrada como preferir mas com cautela sem exagero porque continua sendo gordura o que pode aumentar os níveis de colesterol, usar com moderação numa alimentação equilibrada e variada, você estará trocando a manteiga tradicional por uma mais pura com certeza será melhor opção para  sua saúde.



Imagem: retirada da internet(google)

Nenhum comentário:

Postagens populares

Receitas

Sobremesa MOUSSE DE MELÃO

Por porção: 75 calorias

Tempo de preparo:30 minutos

Gorduras: 0,1g

Proteínas:3,7 g

Carboidratos:15,7g

Cálcio: 53,2 mg


Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

4 colheres(sopa) de água

2 xícaras (chá) de melão em pedaços (300g)

1 pote de iogurte desnatado (200g)

1 colher (sopa) de hortelã fresca (10g)

4 colheres (sopa) de mel(100g)

2 claras (66g)

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina na água fria e aqueça em banho maria até dissolver bem. Bata no liquidificador com melão, iogurte, hortelã e o mel. Bata as claras em neve e adicione a mistura do liquidificador. Coloque em uma forma de pudim molhada e leve a geladeira para firmar. Desenforme e sirva. Pode decorar com uma folhinhas de hortelã.

Se quiser pode optar por outras frutas.




SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃ

Por porção: 49 calorias


Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de abacaxi picado

200ml de água

5 folhas de hortelã

adoçante e gelo, a gosto


Modo de Preparo

Descasque e pique o abacaxi, separe a quantidade da receita;

coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo;

Está pronto o suco, é só servir e saborear.


OBS: Os sucos sempre estão presentes em qualquer prescrição nutricional, pois alimentam e hidratam.



SUCO DE MARACUJÁ E COUVE

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos

Calorias – 120 a porção

Proteínas – 3,4g

Gorduras – 1g

Carboidratos – 28g

Cálcio – 80mg


Ingredientes

Polpa de 1 maracujá pequeno (50g)

1 xícara (chá) de água (200ml)

½ xícara (chá) de folhas de couve (50g)

gelo a gosto

adoçante a gosto


Modo de Preparo

Bata a polpa de maracujá com a água e a couve no liquidificador, usando a tecla pulsar para não triturar as sementes. Passe pela peneira, adicione gelo e adoçante a gosto e sirva.


Dicas:

A couve é rica em vit. A (indispensável para vista e para pele), vit. C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino.

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo, rico em vit. C e vitaminas do complexo B(B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.



BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE

Número de porções = 23

Bater no liquidificador:

3 cenouras grandes

4 ovos

1 xícara(chá) de óleo


Colocar em uma tigela:

2 xícaras (chá)de farinha de trigo

2 xícaras(chá) de açúcar

1 colher de pó Royal



Cobertura:

2 colheres de chocolate em pó ou achocolatado

2 colheres de leite

2 colheres de margarina

6 colheres de açúcar


Modo de Preparo

Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa em uma tijela, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar. Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Jogue sobre o bolo ainda quente.