Pages

quarta-feira, 17 de maio de 2017

O açúcar e seus diversos tipos: Qual melhor opção para saúde?



O açúcar, existe vários tipos hoje em dia e não falta opções no mercado. A indústria alimentícia esta cada dia mais criativa e viciando seus consumidores com produtos apetitosos mas que por trás disso está a adição de açúcar, aditivos químicos e outros males a saúde.

Sabemos que a diferença dos açúcares está, basicamente, no processo de refinação, quanto mais branquinho mais prejudicial a saúde e quanto mais escuro melhor devido a quantidade de vitaminas e minerais que preservam então bem melhor para o consumo mas independente de qual tipo você utilize tem que ficar atento para não exagerar na quantidade e causar sérios problemas relacionado ao alto consumo de açúcar como diabetes, aumento dos triglicerídios, obesidade, dislipidemias e outros.

Qual seria a melhor opção para consumir no dia a dia?, são tantos tipos: Refinado, Cristal, Demerara, Mascavo, Frutose, orgânico, light, açúcar de coco, stevia, xilytol....

Conhecendo um pouco de cada um:

Refinado
O mais conhecido entre os consumidores e mais comum nos supermercados também chamado de açúcar branco. Passa por um processo de refinamento e que são adicionados aditivos químicos como o enxofre tornando o produto com a coloração branca. O lado ruim nesse processo é que seus nutrientes são retirados, como sais minerais, fibras, vitaminas deixando apenas as “calorias vazias” (sem nutrientes) e com seu alto índice glicêmico simplesmente um veneno a saúde.

Cristal
É o açúcar com forma de cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água e passa apenas por etapas de refinamento ou seja uma processo mais leve mas que mesmo assim retira 90% dos sais mineirais e vitaminas. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal esta sempre presente em uso culinário.

Mascavo
É o açúcar na forma bruta de coloração escura e úmido, sabor forte, extraído depois do cozimento do caldo de cana de açúcar. Não passa pelo processo de refinamento eliminando o uso de aditivos e assim preservando seus nutrientes como vitaminas, cálcio, magnésio, ferro e outros sais mineirais. Mas seu gosto é bem parecido com o do caldo de cana. É o menos calórico comparado aos outros e indicado ao consumo diário por ser considerado um dos mais saudáveis dos açúcares.

Demerara
Também usado no preparo culinário, adoça mais que o mascavo e menos que o refinado, também passa por um refinamento leve mas não recebe nenhum aditivo químico, perde mais água no processo de secagem daí a concentração de mais doce. Seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar bruto mas tem índice glicêmico alto apesar de não ser como o açúcar refinado tem que ser usado com moderação.

Frutose
É um açúcar natural extraído das frutas e do xarope de milho. É mais doce e agradável ao paladar por isso muito utilizado na indústria alimentícia, daí o perigo pois a frutose que esta presente em alimentos processados, são derivados do xarope de milho e não das frutas devido ao processamento industrial que faz adoçar mais e aumentar a vida de prateleira dos produtos como por exemplo: refrigerantes, sucos industriais, biscoitos, sorvetes, doces em lata, geléias e muitos outros.  É o açúcar com menos valor nutricional. Com o aumento da frutose vem os problemas de saúde como adiposidade corporal, diabetes e vários outros.

Orgânico
É um açúcar natural diferente de todos os outros tipos porque não ultiliza ingredientes artificiais ou agrotóxicos desde o plantio até a embalagem que é biodegradável. O açúcar orgânico se assemelha com o mascavo sendo um pouco mais grosso e sua coloração do caramelo ao escuro. É o mais saudável com maior quantidade de nutrientes mas como outro possui calorias.

Light
É a combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais e com isso aumentam o poder de adoçar se tornando mais doce que o açúcar refinado e é o menos calórico mesmo sendo um açúcar considerado com menos calorias não pode ser utilizado com freqüência devido ao seu processo químico daí poderá se tornar um veneno para a saúde.

Açúcar de coco
É um açúcar feito através da seiva encontrada nas flores da palma de coco que retirada e aquecida é desidratada transformando-se em um caramelo espesso sendo em seguida triturado em cristais pequenos e assim surge o açúcar de coco com cristais mais grosso e coloração marrom claro, por não passar pelo processo de refinamento ele mantém suas vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco, potássio e outros, tem índice glicêmico baixo porém tem a mesma quantidade calórica do açúcar refinado, é considerado um açúcar saudável e uma boa opção para o consumo mas em quantidades corretas sem exagero.

Stevia
É um adoçante natural produzido a partir de uma planta chamada stevia nativa da América do Sul, também é uma alternativa saudável, sendo um dos adoçantes naturais mais utilizados por quem está de dieta, exatamente por não possuir calorias e manter o sabor doce dos alimentos, usado também para fins culinários e uso de forno e fogão, utilizado pelos diabéticos por auxiliar no controle glicêmico.

Xilytol
Também um adoçante natural encontrado nas plantas, frutas e vegetais e com baixo índice glicêmico ou seja não eleva os níveis de açúcar no sangue pois é absorvido lentamente pelo organismo, vem sendo bem requisitado nas dietas e utilizado também por diabéticos, tem a mesma capacidade adoçante do açúcar (sacarose)  e tem a metade das calorias dos demais açúcares.

Assim conhecemos um pouco de cada tipo de açúcar, os melhores são os naturais sem aditivos químicos como: orgânico, mascavo, açúcar de coco, demerara, stévia e xilytol mas mesmo assim sendo considerado cada um bom para o consumo não se pode exagerar pois continua sendo açúcar e o consumo excessivo além de causar dependência vai trazer vários problemas a saúde como, diabetes, aumento do colesterol, obesidade, inflamação celular hipertensão arterial, síndrome metabólica e vários outros.

O importante é sempre verificar os rótulos para fazer a melhor escolha, ficar sempre atento nos produtos que muitas vezes ao invés de ser mencionado o nome açúcar mostra só como carboidrato daí prestar atenção na lista de ingredientes que mostrará outros nomes como: Glucose de milho, xarope de malte, frutose, lactose, açúcar invertido, melaço, dextrose, maltodextrina, sacarose, néctares, maltose...

É necessário ficar atento aos rótulos para não ser enganado, reduzir sempre esses alimentos e bebidas processados são eles os vilões do alto consumo de açúcar, prestar mais atenção na quantidade que se ingere de açúcar por dia, usar o mínimo possível ou se preferir fazer a prevenção de doenças, ter saúde e vida longa elimine o açúcar de sua alimentação, podemos mudar nossa maneira de se alimentar mas isso dependerá dos alimentos que você escolhe, vamos optar por alimentos saudáveis (com mais fibras, carboidratos complexos, proteínas de alto valor biológico e gorduras boas, frutas, vegetais) mais natural com mais qualidade evitando o industrializado, adquira hábitos alimentares saudáveis e consulte um nutricionista para uma melhor recomendação de acordo com as necessidades nutricionais de cada um, indicando assim uma dieta equilibrada e variada com qualidade.

Imagem: retirada do google

Nenhum comentário:

Postagens populares

Receitas

Sobremesa MOUSSE DE MELÃO

Por porção: 75 calorias

Tempo de preparo:30 minutos

Gorduras: 0,1g

Proteínas:3,7 g

Carboidratos:15,7g

Cálcio: 53,2 mg


Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

4 colheres(sopa) de água

2 xícaras (chá) de melão em pedaços (300g)

1 pote de iogurte desnatado (200g)

1 colher (sopa) de hortelã fresca (10g)

4 colheres (sopa) de mel(100g)

2 claras (66g)

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina na água fria e aqueça em banho maria até dissolver bem. Bata no liquidificador com melão, iogurte, hortelã e o mel. Bata as claras em neve e adicione a mistura do liquidificador. Coloque em uma forma de pudim molhada e leve a geladeira para firmar. Desenforme e sirva. Pode decorar com uma folhinhas de hortelã.

Se quiser pode optar por outras frutas.




SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃ

Por porção: 49 calorias


Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de abacaxi picado

200ml de água

5 folhas de hortelã

adoçante e gelo, a gosto


Modo de Preparo

Descasque e pique o abacaxi, separe a quantidade da receita;

coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo;

Está pronto o suco, é só servir e saborear.


OBS: Os sucos sempre estão presentes em qualquer prescrição nutricional, pois alimentam e hidratam.



SUCO DE MARACUJÁ E COUVE

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos

Calorias – 120 a porção

Proteínas – 3,4g

Gorduras – 1g

Carboidratos – 28g

Cálcio – 80mg


Ingredientes

Polpa de 1 maracujá pequeno (50g)

1 xícara (chá) de água (200ml)

½ xícara (chá) de folhas de couve (50g)

gelo a gosto

adoçante a gosto


Modo de Preparo

Bata a polpa de maracujá com a água e a couve no liquidificador, usando a tecla pulsar para não triturar as sementes. Passe pela peneira, adicione gelo e adoçante a gosto e sirva.


Dicas:

A couve é rica em vit. A (indispensável para vista e para pele), vit. C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino.

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo, rico em vit. C e vitaminas do complexo B(B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.



BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE

Número de porções = 23

Bater no liquidificador:

3 cenouras grandes

4 ovos

1 xícara(chá) de óleo


Colocar em uma tigela:

2 xícaras (chá)de farinha de trigo

2 xícaras(chá) de açúcar

1 colher de pó Royal



Cobertura:

2 colheres de chocolate em pó ou achocolatado

2 colheres de leite

2 colheres de margarina

6 colheres de açúcar


Modo de Preparo

Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa em uma tijela, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar. Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Jogue sobre o bolo ainda quente.