Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

O Tomate e seus benefícios

O tomate é o fruto da planta Lycopersicon Lycopersicum é um membro da família Solanaceae, a importância do tomate na alimentação tem aumentado nos últimos anos devido aos seus teores em micronutrientes com propriedades antioxidantes, e que pode diminuir o processo inflamatório, vai depender da quantidade deste alimento antiinflamatório ingerido. Hoje é um alimento popular onde encontramos de vários tipos, cores e tamanhos.

Constituindo a maior fonte de licopeno um antioxidante responsável pela cor vermelha, laranja ou amarela faz parte da lista dos alimentos ricos em propriedades nutricionais e funcionais e que protege as células e outras estruturas, das agressões provocadas pelos radicais livres, evita lesões nos processos inflamatórios, previne a coagulação sanguínea auxilia na hipertensão arterial, além de funcionar como antitóxico e laxante, ajuda o organismo a combater infecções, na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o coloretal e da próstata.

A quantidade de licopeno do tomate é maior ao longo da maturação após colheita no estadio meio maduro e maduro, é mais significante do que no estadio verde. Além do licopeno, contém vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Seu baixo valor calórico contribui para está presente nas dietas nutricionais e sua biodisponibilidade aumenta através do calor por isso é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

No mercado existe vários tipos de tomate: Cereja, Caqui, Italiano, Santa Cruz, Debora etc.
Na hora da compra escolha sempre tomates frescos, de pele lisa, sem manchas e sem machucados, para o consumo imediato escolha os mais escuros, e os menos maduros para conservar pois em breve vai amadurecer, conservar na geladeira.


Antes de consumir higienizar bem, lavar em água corrente e deixar de molho em 1 litro de água filtrada como uma colher de sopa de água sanitária por mais ou menos 30 minutos e após enxaguando com água filtrada.


Pode ser consumido cru, em molhos, saladas, sucos, doces, sopas, etc, são variedades de preparações, fica a critério de cada um.


O importante é saber que os efeitos do tomate são benéficos para a saúde e que deve fazer parte do cardápio todos os dias.

Nenhum comentário:

Postagens populares

Receitas

Sobremesa MOUSSE DE MELÃO

Por porção: 75 calorias

Tempo de preparo:30 minutos

Gorduras: 0,1g

Proteínas:3,7 g

Carboidratos:15,7g

Cálcio: 53,2 mg


Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

4 colheres(sopa) de água

2 xícaras (chá) de melão em pedaços (300g)

1 pote de iogurte desnatado (200g)

1 colher (sopa) de hortelã fresca (10g)

4 colheres (sopa) de mel(100g)

2 claras (66g)

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina na água fria e aqueça em banho maria até dissolver bem. Bata no liquidificador com melão, iogurte, hortelã e o mel. Bata as claras em neve e adicione a mistura do liquidificador. Coloque em uma forma de pudim molhada e leve a geladeira para firmar. Desenforme e sirva. Pode decorar com uma folhinhas de hortelã.

Se quiser pode optar por outras frutas.




SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃ

Por porção: 49 calorias


Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de abacaxi picado

200ml de água

5 folhas de hortelã

adoçante e gelo, a gosto


Modo de Preparo

Descasque e pique o abacaxi, separe a quantidade da receita;

coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo;

Está pronto o suco, é só servir e saborear.


OBS: Os sucos sempre estão presentes em qualquer prescrição nutricional, pois alimentam e hidratam.



SUCO DE MARACUJÁ E COUVE

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos

Calorias – 120 a porção

Proteínas – 3,4g

Gorduras – 1g

Carboidratos – 28g

Cálcio – 80mg


Ingredientes

Polpa de 1 maracujá pequeno (50g)

1 xícara (chá) de água (200ml)

½ xícara (chá) de folhas de couve (50g)

gelo a gosto

adoçante a gosto


Modo de Preparo

Bata a polpa de maracujá com a água e a couve no liquidificador, usando a tecla pulsar para não triturar as sementes. Passe pela peneira, adicione gelo e adoçante a gosto e sirva.


Dicas:

A couve é rica em vit. A (indispensável para vista e para pele), vit. C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino.

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo, rico em vit. C e vitaminas do complexo B(B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.



BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE

Número de porções = 23

Bater no liquidificador:

3 cenouras grandes

4 ovos

1 xícara(chá) de óleo


Colocar em uma tigela:

2 xícaras (chá)de farinha de trigo

2 xícaras(chá) de açúcar

1 colher de pó Royal



Cobertura:

2 colheres de chocolate em pó ou achocolatado

2 colheres de leite

2 colheres de margarina

6 colheres de açúcar


Modo de Preparo

Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa em uma tijela, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar. Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Jogue sobre o bolo ainda quente.