Hoje a preocupação com a estética não é só por mulheres, os homens também estão mais atentos aquela barriginha acentuada.
Mas a região abdominal aumentada não está relacionada apenas com estética, é um fator de risco para infarto, AVC, pressão alta, diabetes, aumento do colesterol e triglicerídeos, isso ocorre devido a uma alimentação inadequada, o sendentarismo e a falta de atividade física que faz com que esta região se torne propensa ao acúmulo de gordura provocando estas conseqüências entre outras, tornando-se assim um agravante para saúde.
A medida da circunferência abdominal é feita com uma simples fita métrica, é uma ferramenta efetiva para identificar indivíduos sob risco cardiovascular.
Na região abdominal existem 2 tipos de gordura: a gordura subcutânea, palpável ao beliscarmos o abdômen e a visceral, localizada entre as vísceras, abaixo da musculatura abdominal, a conhecida “barriga de chope ou barriga dura”, é a gordura centralizada na região abdominal, e é mais comum em homens.
Daí vem as famosas dietas da moda com suas promessas de emagrecimento rápido e sem sacrifício o que não é verdade, mas que chamam a atenção para aquelas pessoas que querem perder aquela gordura localizada.
O maior problema para quem quer perder peso é a aceitação da necessidade de mudar a sua atitude frente aos alimentos devido ao termo dieta que é sempre associado a castigo ou privação dos alimentos principalmente aqueles que agradam o paladar com isso a dieta pode se tornar desagradável.
Mas para diminuir a chance de ter pressão alta, ou sofrer um infarto e outros problemas de saúde, é preciso adquirir hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física para assim perder peso e alguns centímetros da circunferência abdominal com saúde.
Dicas de alimentação saudável para reduzir a gordura abdominal:
• Uma dieta com poucas calorias mas que forneça todos os nutrientes de forma equilibrada, com qualidade e em menores quantidades;
• Fracionar as refeições de 5 a 6, sendo 3 principais e 2 ou 3 lanches;
• Planejar as refeições e os lanches assim como os horários;
• Consumir com moderação os carboidratos como macarrão, pães, arroz e batata;
• Evitar alimentos gordurosos em geral e produtos ricos em açúcar, como: doces, balas, chocolates, refrigerantes, molhos à base de creme de leite ou maionese, queijos amarelos, carnes gordas, com pele, manteiga. Evite também preparações empanadas e fritas;
• Preferir os grelhados, assados, cozidos no vapor ou até mesmos crus;
• Consumir cereais integrais, legumes, verduras, frutas, produtos ricos em fibras (arroz, pães e massas integrais), farelo de trigo, linhaça, soja, leguminosas (feijão, lentilhas, grão de bico). As fibras, além de darem maior saciedade, ajudam a controlar a glicemia e o colesterol;
• Prefira carnes magras grelhadas, peixes, de preferência de água fria, como salmão e atum ricos em ômega 3, filé de frango, queijos brancos, leite e iogurte desnatados.
• Evite alimentos embutidos, enlatados, defumados, salgados de pacotes, salame e salsicha. Usar temperos naturais como a salsa, cebolinha, alho e ervas aromáticas, ao invés de condimentos industrializados;
• Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas que aumentam a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos e o peso;
• Beber bastante líquido, 2 litros de água por dia. Os líquidos hidratam as fibras ingeridas, evitando prisão de ventre e estimulando o funcionamento do intestino;
• Evite o consumo excessivo de sal;
• Evitar e ao supermercado com fome, faça sempre um lanche antes de sair de casa;
• Para sobremesas prefira alimentos leves, frutas, gelatinas, sucos, barrinha de cereal;
• E prepare sempre pratos com alimentos coloridos e saudáveis.
Não existe milagre o truque é aprender a alimentar-se de forma adequada, optando por alimentos saudáveis é a única maneira de atingir e manter o peso adequado e perder aquela barriguinha indesejável, não esquecendo de associar com a prática de atividade física regular e planejada que ajudará a conservar a massa muscular durante a dieta e facilitará a perda de gordura corporal, então faça uma modificação no estilo de vida para ter mais saúde e um peso adequado.
Um comentário:
Você, sem querer, me deu uma grande ajuda pois estou fazendo uma pesquisa sobre a importância da circunferecia na vida das pessoas, e esse exemplo foi um dos melhores que eu encontrei até agora. Valeu, e continue assim!!!!
Postar um comentário