Uma dieta colorida tem mais chance de ser equilibrada e mais saudável. O que determina as cores dos alimentos são os pigmentos, substâncias que além de colorir exerce funções importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.
Evite a monotonia das cores em uma refeição, o ideal é que se tenha pelo menos 4 cores diferentes nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, assim deixara o prato mais atrativo e quanto mais cor tiver nesta refeição maior será a quantidade ingerida de substâncias importantes que vão combater os radicais livres.
As cores e seus benefícios:
Os alimentos amarelos ou alaranjados como cenoura, abóbora, maracujá, mamão, laranja, manga, tangerina, caju, pêssego, damasco são ricos em vitamina B-3 que promove uma digestão saudável, vit. A,, vit. C que atua como antioxidante assim como ajuda na síntese do colágeno da pele e combate os radicais livres, betacaroteno um antioxidante que ajuda a proteger o coração, assim como alguns fitoquímicos chamados de bioflavonóides que ajudam a manter as artérias, ativa a circulação do sangue, e excelente no auxílio dos processos inflamatórios.
Alimentos Brancos: Batata, leite, queijo, arroz, cebola, alho, banana, couve-flor, são alimentos ricos em substâncias antiflamatórias, em carboidratos, vitamina B6 que promove a saúde da pele, dos dentes e músculos, são fontes de cálcio e potássio que contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, atuam na renovação celular e no funcionamento do sistema nervoso.
Os alimento roxos ou preto como figo, uva, ameixa, jabuticaba, feijão preto, repolho roxo, amora, alcachofra, berinjela, alimentos que contem antocianina, pigmento relacionado à vitamina B1, retarda o envelhecimento, importante para transformar carboidratos e outros nutrientes em energia. São antioxidantes poderosos para combater o aparecimento de doenças cardíacas e melhoram o sistema imunológico.
Alimentos vermelhos como melancia, tomate, morango, framboesa, maça vermelha, caqui, contêm licopeno que age como antioxidante, substância importante na prevenção do câncer de próstata e contêm, ainda antocianina que estimula a circulação sangüínea.
Alimentos verdes são ricos em vitamina c, magnésio que protege nosso sistema imunológico, contem ácido fólico importante para formação celular, são alimentos como Kiui, limão, brócolis, espinafre, e os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas também contêm clorofila e vitamina A, desintoxicam as células, inibem os radicais livres, tem efeito anticancerígeno e protegem o coração e pele.
Alimentos marrons são fontes de fibras e vitaminas do complexo B e E são encontradas nas nozes, amêndoas, aveia, castanhas e cereais integrais, regulam o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, depressão, auxilia no controle do colesterol e diabetes e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
É sempre recomendado uma dieta colorida pois terá um prato com alimentos variados e fartura de nutrientes necessários para a manutenção da saúde.
Um comentário:
Que post interessante, gostei! Pesquisando sobre qualidade de vida encontrei um site bem legal também: http://www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/
Postar um comentário