A Pirâmide Alimentar é o mais moderno Guia de Alimentação, aprovado, pela Organização Mundial da Saúde. Substituiu a roda de alimentos usada para explicar os grupos de alimentos, que agora foram subdivididos, para melhor garantir o consumo de todos os nutrientes nas quantidades adequadas.
Através da pirâmide podemos visualizar todos os grupos de alimentos e saber quais podemos ingerir mais e quais devemos evitar.
cada grupo da pirâmide agrega alimentos semelhantes e do hábito alimentar brasileiro. Foram definidos 8 grupos para manter a estrutura idealizada pela pirâmide americana. Cada grupo tem a sua importância funcional no organismo, a base fornece energia, o segundo nível vitaminas, minerais e fibras, o terceiro proteínas, ferro, cálcio, e o topo, gorduras e açúcares. Cada um desses nutrientes tem uma importância diferente no organismo, por isso a colocação deles dentro de uma pirâmide. Dessa forma, consegue-se mostrar que os alimentos da base devem ser consumidos em maiores quantidades e os do topo em menores.
Os três conceitos principais de uma alimentação equilibrada são:
• Variedade: é identificada pelo consumo de uma grande variedade de alimentos dentro e entre os maiores grupos. Em outras palavras, nenhum grupo é mais ou menos importante do que qualquer outro grupo;
Moderação: é definida por dois componentes:
a) consumir alimentos no tamanho recomendado das porções, especialmente aqueles ricos em gorduras e/ou açúcares adicionados.
b) consumir gorduras, óleos e doces esporadicamente;
• Proporcionalidade: é definida como consumir relativamente mais de grupos alimentares maiores, e menos de grupos menores.
Matéria que realizei, veja o texto completo em:
Um comentário:
Adorei esse blog, bem claro e específico quanto às notícias e definições de alimentações saudáveis.
Postar um comentário