O tomate é o fruto da planta Lycopersicon Lycopersicum é um membro da família Solanaceae, a importância do tomate na alimentação tem aumentado nos últimos anos devido aos seus teores em micronutrientes com propriedades antioxidantes, e que pode diminuir o processo inflamatório, vai depender da quantidade deste alimento antiinflamatório ingerido. Hoje é um alimento popular onde encontramos de vários tipos, cores e tamanhos.
Constituindo a maior fonte de licopeno um antioxidante responsável pela cor vermelha, laranja ou amarela faz parte da lista dos alimentos ricos em propriedades nutricionais e funcionais e que protege as células e outras estruturas, das agressões provocadas pelos radicais livres, evita lesões nos processos inflamatórios, previne a coagulação sanguínea auxilia na hipertensão arterial, além de funcionar como antitóxico e laxante, ajuda o organismo a combater infecções, na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, como o coloretal e da próstata.
A quantidade de licopeno do tomate é maior ao longo da maturação após colheita no estadio meio maduro e maduro, é mais significante do que no estadio verde. Além do licopeno, contém vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Seu baixo valor calórico contribui para está presente nas dietas nutricionais e sua biodisponibilidade aumenta através do calor por isso é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.
No mercado existe vários tipos de tomate: Cereja, Caqui, Italiano, Santa Cruz, Debora etc.
Na hora da compra escolha sempre tomates frescos, de pele lisa, sem manchas e sem machucados, para o consumo imediato escolha os mais escuros, e os menos maduros para conservar pois em breve vai amadurecer, conservar na geladeira.
Antes de consumir higienizar bem, lavar em água corrente e deixar de molho em 1 litro de água filtrada como uma colher de sopa de água sanitária por mais ou menos 30 minutos e após enxaguando com água filtrada.
Pode ser consumido cru, em molhos, saladas, sucos, doces, sopas, etc, são variedades de preparações, fica a critério de cada um.
O importante é saber que os efeitos do tomate são benéficos para a saúde e que deve fazer parte do cardápio todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário