quinta-feira, 23 de outubro de 2008
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Semana Mundial da Alimentação 2008

Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo o mundo.
A exemplo de outros anos, no Brasil a celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) foi ampliada para Semana Mundial da Alimentação. Neste ano, ocorre de 12 a 18 de outubro.
O 16 de outubro foi escolhido como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. Há 28 anos a data é celebrada em diversos países.
O objetivo da Semana Mundial da Alimentação é estimular a reflexão e o debate sobre a questão. O tema definido pela FAO para este ano é "Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia".
Fonte:https://www.planalto.gov.br/Consea/static/eventos/semana_2008/Semana_2008.html
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Amamentar reduz risco de câncer de mama, diz estudo

O estudo foi conduzido por pesquisadores da World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença. Eles fizeram uma revisão de quatro estudos sobre amamentação e concluíram que amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver esse tipo de câncer em 4,8%.
De acordo com a pesquisa, os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos - amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães.
"Queremos levar adiante a mensagem de que amamentar é algo positivo que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de câncer de mama", disse Rachel Thompson, que coordenou o estudo.
"Reduzir o risco em 5% pode não parecer muito, mas quanto mais tempo uma mulher amamentar, mais irá reduzir esse risco", afirmou Thompson.
- Benefícios
Segundo os pesquisadores, a amamentação diminui os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer no sangue das mães.
Além disso, depois do período de aleitamento, o corpo elimina quaisquer células que podem ter o DNA danificado nas mamas, o que também contribui para uma diminuição no risco de desenvolver a doença.
O estudo ressalta ainda que os efeitos da amamentação não ocorrem apenas no corpo das mães, mas estendem-se para a saúde dos bebês.
A revisão das pesquisas sobre o aleitamento materno indica que bebês que foram amamentados são menos propensos a consumir muitas calorias ou proteínas em excesso e se tornarem obesos.
O excesso de gordura no corpo aumenta o risco de pelo menos seis tipos de câncer – nos rins, pancreático, no esôfago, de mama no período pós-menopausa, endometrial e nos intestinos.
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que amamentar pode diminuir os riscos de desenvolver outros problemas de saúde nas mães, como artrite e a diabetes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que mães alimentem seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e continuem a oferecê-lo junto a outros alimentos até os dois anos de idade.
Os pesquisadores da World Cancer Research Fund recomendam a mesma prática.
"Porque as provas de que amamentar reduz os riscos de desenvolver câncer de mama são tão convincentes, recomendamos que as mulheres amamentem seus filhos durante seis meses e depois continuem com uma dieta complementar", afirmou Thompson.
Matéria exibida BBC Brasil.com setembro de 2008
Postagens populares
-
http://www.ccs.saude.gov.br/visa/publicacoes/arquivos/Alimentos_guiadebolso_Anvisa.pdf
-
A anemia ferropriva representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências eco...
-
Bolinho Fit de banana com canela Lanche da tarde gostoso, fácil e rápido de fazer além de saudável, pode ser feito em forno conve...
-
Comer alimentos não industrializados pode reduzir a chance de câncer ...
-
Fazer lanchinho antes de sair de casa é boa opção para driblar a compulsão Para quem está tentando emagrecer, a vida social pode vira...
-
Felicidade não é o resultado de condições favoráveis. Felicidade vem da maneira com que você reage para as dificuldades da vida. Há pessoas...
-
Vejam matéria na íntegra na revista Marie Claire jun-09 ou Globo.com
-
O açúcar, existe vários tipos hoje em dia e não falta opções no mercado. A indústria alimentícia esta cada dia mais criativa e vici...
Receitas
Por porção: 75 calorias
Tempo de preparo:30 minutos
Gorduras: 0,1g
Proteínas:3,7 g
Carboidratos:15,7g
Cálcio: 53,2 mg
Ingredientes:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
4 colheres(sopa) de água
2 xícaras (chá) de melão em pedaços (300g)
1 pote de iogurte desnatado (200g)
1 colher (sopa) de hortelã fresca (10g)
4 colheres (sopa) de mel(100g)
2 claras (66g)
Modo de Preparo:
Dissolva a gelatina na água fria e aqueça em banho maria até dissolver bem. Bata no liquidificador com melão, iogurte, hortelã e o mel. Bata as claras em neve e adicione a mistura do liquidificador. Coloque em uma forma de pudim molhada e leve a geladeira para firmar. Desenforme e sirva. Pode decorar com uma folhinhas de hortelã.
Se quiser pode optar por outras frutas.
SUCO DE ABACAXI COM HORTELÃ
Por porção: 49 calorias
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de abacaxi picado
200ml de água
5 folhas de hortelã
adoçante e gelo, a gosto
Modo de Preparo
Descasque e pique o abacaxi, separe a quantidade da receita;
coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um líquido homogêneo;
Está pronto o suco, é só servir e saborear.
OBS: Os sucos sempre estão presentes em qualquer prescrição nutricional, pois alimentam e hidratam.
SUCO DE MARACUJÁ E COUVE
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 20 minutos
Calorias – 120 a porção
Proteínas – 3,4g
Gorduras – 1g
Carboidratos – 28g
Cálcio – 80mg
Ingredientes
Polpa de 1 maracujá pequeno (50g)
1 xícara (chá) de água (200ml)
½ xícara (chá) de folhas de couve (50g)
gelo a gosto
adoçante a gosto
Modo de Preparo
Bata a polpa de maracujá com a água e a couve no liquidificador, usando a tecla pulsar para não triturar as sementes. Passe pela peneira, adicione gelo e adoçante a gosto e sirva.
Dicas:
A couve é rica em vit. A (indispensável para vista e para pele), vit. C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino.
O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo, rico em vit. C e vitaminas do complexo B(B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.
BOLO DE CENOURA COM CALDA DE CHOCOLATE
Número de porções = 23
Bater no liquidificador:
3 cenouras grandes
4 ovos
1 xícara(chá) de óleo
Colocar em uma tigela:
2 xícaras (chá)de farinha de trigo
2 xícaras(chá) de açúcar
1 colher de pó Royal
Cobertura:
2 colheres de chocolate em pó ou achocolatado
2 colheres de leite
2 colheres de margarina
6 colheres de açúcar
Colocar as cenouras picadas, ovo e o óleo no liquidificador. Bater. Depois despejar a massa em uma tijela, acrescentar farinha de trigo, açúcar e fermento. Mexer com uma colher de pau até formar bolhas. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar. Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Jogue sobre o bolo ainda quente.